domingo, 7 de março de 2010

Pedalando Pela Paz

Por volta do mês de novembro do ano passado tive a felicidade de descobrir na internet a história Valdecir João Vieira ou simplesmente Valdo.

Valdo, nasceu em 1944 e atuou mais de 30 anos como padre. Durante o sacerdócio através do trabalho missionário conheceu cerca de 28 países. Para muitos ele já teria plenas condições através de suas viagens de acumular experiência e cultura suficiente para levar em sua velhice uma vida pacata, vivendo de suas memórias, não seria uma má idéia, porém Valdo precisava de mais.

Ao voltar para o Brasil, após viver um bom tempo fora do país decidiu pedir afastamento do sacerdócio, foram 3 anos de licença. Neste tempo Valdo viajou como mochileiro e procurou pela resposta que definiria se ele deveria ou não continuar como padre. Através de uma coincidência encontrou a resposta e assim decidiu por abandonar o sacerdócio.

Durante suas andanças descobriu o cicloturismo, começou aí sua parceira com a bicicleta, que segundo ele mesmo já era extensão de seu corpo. As primeiras pedaladas foram difíceis e dolorosas, após uma viagem de 100km ficou 3 dias de molho, mas isso não o desanimou. As pedaladas começaram a se tornar constante e as ambições foram aumentando. Após pedalar todo Brasil e outros países, decidiu dar a volta ao mundo, iniciando o projeto Pedalando Pela Paz.

O projeto teve alguns anos de planejamento e um pouco de atraso na sua realização, mas em 15 de março de 2009 Valdo deixou Joinville-SC, tornando-se um cidadão do mundo. Com poucos recursos financeiros, uma viagem orçada em 55.000 reais e o ideal de cruzar o mundo através de 5 continentes(62 países) levando mensagens de paz daria por finalizada este projeto em 2013 onde embarcaria em Nova Zelândia de volta ao Brasil. Contudo Valdo foi surpreendido pelo destino e acabou por ser convocado a pedalar por outros ares, no dia 24 de fevereiro deste ano foi encontrado morto(provavelmente por causas naturais) em sua barraca na região de Jesus-Maria no México, lugar onde será sepultado. Apesar de esta notícia trazer-me tristeza a um primeiro momento, mesmo nunca tendo trocado uma palavra sequer com Valdo, tenho convicção que a morte apenas foi o fim de uma etapa e que o legado deixado por ele continuará vivo a transformar a vida de muitos.

"Descobri uma maneira de viver com simplicidade, mas com felicidade no coração." - Valdo

Duas das grande lições passadas por Valdo é que basta ter vontade para fazer acontecer e que nunca é tarde para nos encontrarmos, é um tanto quanto fácil aceitar estas verdades, porém o segredo está em adotar estes ensinamento para nossa vidas. É possível conhecer mais do legado de vida de Valdo através de seu diário de bordo disponível em seu site, lá é possível tomar conhecimento do sonho de criar uma casa de apoio ao cicloturista, será uma bela homenagem concretizar este sonho, acredito que para tal toda ajuda será bem-vinda, portanto fiquem atentos para descobrir de qual forma será possível ajudar.

Para saber mais:

2 comentários:

  1. Eu e minha família tivemos o privilégio de cenhecer o Valdo, foi por acaso e devido a dois a pontos que temos em comum o nome e eu um ex-seminarita e ele ex-padre, meus colegas de trabalho me enviaram um video de sua viagem, minha esposa fez contato com ele marcamos um alomoço no sitio dos meus pais. Começou assim uma das mais belas amizades que nossa familia teve. Incentivamos e acompanhamos de forma intensa os preparativos de sua viagem, em busca de patrocinio e na venda dos seus livros, meu filho teve o prazer de pedalar com Valdo de Gramado RS a Joinville SC para ele foi uma experiência que jamais vai esquecer. Sua maneira de cativar as pessoas e sua força interior são fantásticas. Chamavamos ele de "Homem de ferro", incansável e agora eterno em nossos corações.
    Temos bastante fotos dele e seus livros para vender devo estar divulgado como fazer para adquiri-los.
    blog da minha esposa: http://marebrisadosaber.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa família teve o prazer de ter a amizade do Valdo. Acompanhamos e incentivamos os preparativos (em busca de patrocínio e venda dos livros) de sua sonhada viagem pelo mundo pedalando pela PAZ. Ficávamos felizes com ele quando nos mostrava os equipamentos (computador, fogareiro, a carenagem...) necessários a sua viagem. Se não tivesse três (esposa e filhos) raízes muito bem fixadas teria acompanhado em parte ou toda a viagem, pois ele nos contagiava de tal maneira que era impossível não sentir-se atraído. Homem determinado de amizade fácil cativava a todos: crianças, jovens e adultos, Chamávamos de “Homem de Ferro” pois era difícil de compreender de onde vinha sua força. Estamos tristes com sua morte, mas agradecidos a Deus por tê-lo conhecido. Sua morte o eternizou em nossos corações ficamos nós cobrando será que deixamos de fazer algo, mas ele só esperava nós era uma amizade sincera e está foi com certeza a mais de todas.
    Temos várias fotos dele e também ficamos encarregados de guardar e enviar seus livros a quem quiser adquirir o dinheiro será enviando á família (conta bancária aberta pela família). Contato através do blog: http://marebrisadosaber.blogspot.com/ ou meu email: Valdecir@kugel.com.br

    ResponderExcluir