sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Teoria do Caos x Efeito Borboleta

Contextualizando:

A Teoria do Caos, diz resumidamente que determinados resultados podem ser "instáveis" ainda que contando com os mesmos parâmetros e variáveis, pois a ação e interação destes elementos podem ocorrer de forma praticamente aleatória. Estes resultados apresentam uma grande sensibilidade a perturbações  o que os torna na prática imprevisíveis.

O Efeito Borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da Teoria do Caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular:
"O bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e talvez provocar um tufão do outro lado do mundo."
Porém isso se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato. O que acontece é que quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta. O Efeito Borboleta encontra aplicações em qualquer área das ciências: exatas, médicas, biológicas ou humanas, na arte ou religião, entre outras aplicações.




Chaos Theory, filme de 2007 é estrelado por Ryan Reynolds(Frank Allen) interpretando uma personagem que possui "absoluto" controle do tempo, que inclusive ministra palestras sobre como gerenciar o tempo. Frank vê sua vida se tornar um caos após uma pequena confusão com o relógio, o que o faz sair atrasado para seus compromissos, a partir daí sucede uma série de pequenos acontecimentos que resultam em uma confusão sem precedentes. Este é um filme que trata de forma bem próxima a realidade a teoria do caos mostrando como eventos que aparentemente desconexos interagem gerando resultados imprevisíveis.

A trilha sonora deste filme é um ponto que merece destaque apresentando belas canções, tais como Tonight and Forever, Golden Days e Graceless. 





Efeito Borboleta(The Butterfly Effect) lançado em 2004 conta com Ashton Kutcher (Evan)  e Amy Smart (Kayleigh Miller). Neste filme fica bem claro o poder que nossas escolhas têm, ainda que não apresentemos o mesmo "dom" de Evan, que pode voltar no tempo e alterar acontecimentos passados. A cada escolha que fazemos uma série de outros eventos ocorrem e é justamente essas escolhas que determinam quem somos e fazem com que o filme se desenrole. O filme Efeito Borboleta apresenta duas continuações, porém nenhuma mais interessante que o primeiro filme.

Nos créditos finais é possível a audição de uma canção do Oasis: Stop Crying Your Heart Out. Esta nos dá um banho de água fria com um de seus versos, que nos faz lembrar que não temos o dom(?) de alterar o passado e que traz a seguinte mensagem: "You'll never change what's been and gone".

5 comentários:

  1. mto bom o post!
    teoria do caos é algo que explode minha cabeça.
    não só por ser extremamente complexa e envolver bastante fisica, ela tambem pode ser interpretada na vida das pessoas como no filme citado, "efeito borboleta". uma ação por mais sutil e aleatória que seja, desencadea reações realizadas por pessoas ou pelo próprio meio nao poderiam ser previstas.

    ta nos favoritos.
    quando puder passa no meu blog tbm!

    ResponderExcluir
  2. efeito borboleta, eu gosto. vou assistir esse teoria do caos.

    bem, eu acredito que tudo influi para o que voce vai fazer no proximo segundo.
    uma palavra não dita, ou 2 segundos atrasado.
    tudo muda.
    quem vai dizer que nunca pensou "poxa, e se eu tivesse feito isso?"
    muda tudo.

    ResponderExcluir
  3. Bacana !

    Vlw aeh

    Tava querendo saber o nome dessa musica do oasis aeh ha 9 anos!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com a teoria, pena que muitos não a conheçam nem a valorizem. Tenho feito divulgação dela para muitos conhecidos. Façam o mesmo!

    Prof LP

    ResponderExcluir
  5. Íncrivelmente Incrivel, interage com a teoria dos numeros primos. Muito bom mesmo.
    Daniela Hotz

    ResponderExcluir